domingo, 5 de março de 2017

"Circuncisão do Menino Jesus", originária da Igreja de Rossas, objecto de conservação, restauro e Dissertação de Mestrado

A Circuncisão do Menino Jesus, Séc.XVII
(204,5cm x 150,5cm x 3cm)
Seminário Maior do Porto
Conforme deixei referido a pag. 202 do meu trabalho "Rossas e a Ordem de Malta", dado à estampa em Dezembro de 2015, a pintura alusiva à Circuncisão do Menino Jesus, originária da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Rossas, Arouca, e hoje pertencente à colecção particular do Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição do Porto, estava então em processo de conservação e restauro, no âmbito do Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, levado a cabo pela Dra. Susana Catarina Silva Mendes, com a qual tive o gosto de colaborar.
Entretanto, foi defendida a Dissertação de Mestrado e recentemente feita apresentação pública do referido trabalho. Trata-se de uma investigação, trabalho e estudo exaustivo, com cerca de 190 páginas, que muito vem contribuir para o conhecimento do tema em apreço, bem como para a valorização daquela pintura, mas, também assim, da história da própria Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Rossas.
Não sendo já hoje possível fazer retomar à Igreja de Rossas aquelas antigas pinturas que lhe são originárias e hoje pertencem à colecção particular do Seminário Maior do Porto, que seja, pelo menos, possível fazer réplicas das mesmas para colocar na Igreja Matriz ou Museu Paroquial de Rossas. Oxalá o Pároco, a Fábrica da Igreja ou mesmo a Junta de Freguesia se interessem por isso!

Sem comentários: