segunda-feira, 30 de maio de 2011

Apenas mais um episódio numa velha Questão!

Limites de freguesia entre Rossas e Urrô criam mal-entendidos

A coordenadora do Censos na freguesia de Rossas Maria José Pinho e a recenseadora Catarina Ferreira, viram-se metidas no meio de uma polémica que envolve a partilha territorial das freguesias de Rossas e Urrô, mais concretamente parte dos lugares de Póvoa Reguenga, Barraca e Quintela.
A primeira fase dos Censos terminou no dia 24 de Abril e aquelas duas técnicas recrutadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) não se vão esquecer tão cedo da recepção que tiveram, sobretudo nos lugares de Póvoa e Barraca. «As pessoas foram indelicadas na Póvoa, não deixaram inclusive colocar na caixa do correio os inquéritos e os envelopes RSF», relata Catarina Ferreira.
Maria José Pinho, que em 2001 já era recenseadora, lembra «há dez anos foi a mesma coisa naqueles lugares». «No lugar da Barraca as pessoas inicialmente quiseram responder aos inquéritos, mas depois houve alguém que disse que o presidente da Junta de Urrô não deixava que elas respondessem», afirmou. De sublinhar que o cargo de coordenador do Censos na freguesia vizinha de Urrô é exercido pelo próprio presidente da Junta, Dario Tavares.
«As pessoas daquelas povoações diziam que não eram de Rossas, mas sim de Urrô», resumiu Catarina
Ferreira. As técnicas mostram-se revoltadas e amarguradas com a situação vivida e salientam que no mapa estatístico distribuído pelo INE, parte daqueles lugares são atribuídos às recenseadoras afectas à freguesia de Rossas e por isso não compreendem a posição dos populares.
Segundo as suas contas, são cerca de duas dezenas de pessoas que não responderam aos inquéritos,
ficando agora o INE responsável por eventuais punições aos infractores.
Elementos da Assembleia de Freguesia de Rossas, reunida no dia 6 de Maio, decidiram deslocar-se àqueles locais e confirmar através dos marcos aí existentes os limites territoriais para tentar esclarecer de vez esta arreliadora questão que separa as freguesias vizinhas.
Visando solucionar este diferendo, a delegada regional do INE convocou mesmo uma reunião entre os dois
autarcas envolvidos, mas mais uma vez não foi possível chegar a acordo.
in Roda Viva

Sem comentários: