terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A nova Escola a levar a memória do velho Liceu...


Parte da memória colectiva dos arouquenses que entre 1976 e 2010 "fizeram" o liceu em Arouca, tem vindo a ser destruída nas últimas semanas. O jornal Roda Viva já nos tinha dado noticia sobre o arboricídio verificado nos últimos dias de Dezembro. Esta última foto da autoria do prof. João Martins volta a espetar-nos uma faca no peito! A memorável "capela" onde, entre outras coisas, esteve sediada a associação de estudantes e rádio escola, no meu tempo, não teve lugar no projecto da nova Escola Secundária e também está a ser destruída.
O espaço da Escola Secundária de Arouca, como de qualquer outra escola, é um espaço daqueles que temporáriamente a frequentam e é certo que as gerações actuais e futuras não têm de frequentar as mesmas e velhinhas instalações frequentadas pelas gerações anteriores. No entanto, há no espaço da Escola Secundária, como no espaço de outras escolas, elementos que se poderiam integrar nos novos projectos e, dessa forma, preservar a memória colectiva das gerações que por aí passaram. Não sendo possível, lamenta-se!
Oxalá pelo menos se tenha feito bom registo dos espaços e recantos que agora estão a desaparecer, para que algo subsista para além deste apagador que se está a passar sobre o quadro da nossa memória colectiva estudantil.

Sem comentários: